Resumo (8ª Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 7ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 30/03/2015 - 19:00
Encerramento: 30/03/2015 - 21:30



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: DEISE DA SILVA / PT
1° Vice Presidente: OSMAR DIAS / PMDB
2° Vice Presidente: PAULINHO ALTERMANN / PMDB
1° Secretário: MARCUS MACEDO / PMDB
2° Secretário: CARLA RUFF / PP



Lista de Presença na Sessão
ALMIRO KUNDE / PMDB
BRENO DE OLIVEIRA / PP
CARLA RUFF / PP
DEISE DA SILVA / PT
ELISEU CRUMENAUER / PP
MARCUS MACEDO / PMDB
OSMAR DIAS / PMDB
PAULINHO ALTERMANN / PMDB
TIAGO SCHUNEMANN / PDT






Expedientes
Correspondências Diversas Recebidas:

Comunicado do Ministério da Educação informando repasses a Prefeitura Municipal.

Correspondências do Poder Executivo Municipal:

Não houve matérias.

Explicações Pessoais:

Não houve matérias.

Leitura de Matérias:

Leitura da Indicação n° 08/2015, de autoria do Vereador Breno Ronivon Soares de Oliveira. Leitura da Indicação n° 09/2015, de autoria do Vereador Eliseu Lauri Crumenauer. Leitura da Indicação n° 10/2015, de autoria do Vereador Breno Ronivon Soares de Oliveira. Leitura da Indicação n° 11/2015, de autoria dos Vereadores Marcus Macedo e Paulinho Altermann.    Leitura do Pedido de Providências n° 09/2015, de autoria do Vereador Tiago Henrique Schünemann. Leitura da Moção de Agradecimento solicitado pelo vereador Paulinho Carlos Altermann. Leitura do Projeto de Resolução 05/2015, de autoria da Mesa Diretora que “Autoriza a participação do Presidente do Legislativo em reuniões do DAER, UVERGS e Secretaria de Educação do Estado em Porto Alegre. Leitura da Emenda ao projeto de lei n° 15/2015 altera a redação da letra “a”, do inciso ii do art. 2°. 




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 8 de 2015
Autor: BRENO DE OLIVEIRA
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL PROMOVA O REAJUSTE DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL PROMOVA O REAJUSTE DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS.
Matéria não votada
2 - Indicação nº 9 de 2015
Autor: ELISEU CRUMENAUER
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE À SECRETARIA COMPETENTE, A COLOCAÇÃO DE PLACAS INDICATIVAS E DE LIMITE DE VELOCIDADE, NO LOCAL EXATO DO PERÍMETRO URBANO, INDICANDO TAMBÉM AOS USUÁRIOS, QUE ESTÃO ENTRANDO OU SAINDO DO PERÍMETRO URBANO DA LOCALIDADE DE VILA PARAÍSO, NESTE MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE À SECRETARIA COMPETENTE, A COLOCAÇÃO DE PLACAS INDICATIVAS E DE LIMITE DE VELOCIDADE, NO LOCAL EXATO DO PERÍMETRO URBANO, INDICANDO TAMBÉM AOS USUÁRIOS, QUE ESTÃO ENTRANDO OU SAINDO DO PERÍMETRO URBANO DA LOCALIDADE DE VILA PARAÍSO, NESTE MUNICÍPIO.
Matéria não votada
3 - Indicação nº 10 de 2015
Autor: BRENO DE OLIVEIRA
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DISPONIBILIZE UM SERVIDOR EFETIVO, ESTAGIÁRIO (CIEE), OU CONTRATADO COM HABILITAÇÃO NA ÁREA DE INFORMÁTICA PARA OPERAR A SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA MUN. DE ENS. FUNDAMENTAL CARLOS ALTERMANN.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DISPONIBILIZE UM SERVIDOR EFETIVO, ESTAGIÁRIO (CIEE), OU CONTRATADO COM HABILITAÇÃO NA ÁREA DE INFORMÁTICA PARA OPERAR A SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA MUN. DE ENS. FUNDAMENTAL CARLOS ALTERMANN.
Matéria não votada
4 - Indicação nº 11 de 2015
Autores: MARCUS MACEDO, PAULINHO ALTERMANN
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE QUE A SECRETARIA COMPETENTE VIABILIZE ESTUDO DA POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL NA PARTE ALTA DO MUNICÍPIO (REGIÃO SERRANA) NO TURNO ÚNICO INVERSO DAS AULAS AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA PARA QUE AS CRIANÇAS TENHAM MAIS UMA OPÇÃO DE LAZER.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE QUE A SECRETARIA COMPETENTE VIABILIZE ESTUDO DA POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL NA PARTE ALTA DO MUNICÍPIO (REGIÃO SERRANA) NO TURNO ÚNICO INVERSO DAS AULAS AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA PARA QUE AS CRIANÇAS TENHAM MAIS UMA OPÇÃO DE LAZER.
Matéria não votada
5 - Indicação nº 12 de 2015
Autores: MARCUS MACEDO, PAULINHO ALTERMANN
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE QUE A SECRETARIA COMPETENTE VIABILIZE ESTUDO DA POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA SUBPREFEITURA NA LOCALIDADE DE VILA PARAÍSO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE QUE A SECRETARIA COMPETENTE VIABILIZE ESTUDO DA POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA SUBPREFEITURA NA LOCALIDADE DE VILA PARAÍSO.
Matéria não votada
6 - Pedido de providências nº 9 de 2015
Autor: TIAGO SCHUNEMANN
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL PROVIDENCIE, A MANUTENÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA (TROCA DE DUAS LÂMPADAS) NA RUA OTO CARLOS LUIS KIRCH, MAIS PRECISAMENTE EM FRENTE AS RESIDÊNCIAS DOS SENHORES ALEXANDRE GRABNER E MAURICIO FRIEDRICH, NESTE MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL PROVIDENCIE, A MANUTENÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA (TROCA DE DUAS LÂMPADAS) NA RUA OTO CARLOS LUIS KIRCH, MAIS PRECISAMENTE EM FRENTE AS RESIDÊNCIAS DOS SENHORES ALEXANDRE GRABNER E MAURICIO FRIEDRICH, NESTE MUNICÍPIO.
Matéria não votada
7 - Projeto de Resolução nº 5 de 2015
Autores:
AUTORIZA A PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO EM REUNIÕES DO DAER, UVERGS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO EM PORTO ALEGRE.


Obs.: AUTORIZA A PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO EM REUNIÕES DO DAER, UVERGS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO EM PORTO ALEGRE.
Matéria não votada



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - BRENO DE OLIVEIRA

2 - MARCUS MACEDO

3 - OSMAR DIAS




Lista de Presença na Ordem do Dia
ALMIRO KUNDE / PMDB
BRENO DE OLIVEIRA / PP
CARLA RUFF / PP
DEISE DA SILVA / PT
ELISEU CRUMENAUER / PP
MARCUS MACEDO / PMDB
OSMAR DIAS / PMDB
PAULINHO ALTERMANN / PMDB
TIAGO SCHUNEMANN / PDT



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 7 de 2015
Autor: DEISE DA SILVA
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ESTUDE A VIABILIDADE DE QUE OS AGRICULTORES PROPRIETÁRIOS DE PROPRIEDADES ONDE SE ENCONTRAM AS NASCENTES NO QUAL O MUNICÍPIO TEM SUAS ESTAÇÕES DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA DISTRIBUIÇÃO NAS REDES JÁ EXISTENTES, QUE SEJAM BENEFICIADOS COM RETORNO DE 10% DO QUE É ARRECADADO COM AS TAXAS COBRADAS. CADA CAPTAÇÃO SE ESTENDE ATÉ A REDE TAL, PARA OS MESMOS TEREM A OBRIGAÇÃO DE MANTER A PRESERVAÇÃO COM MATAS NATIVAS AO REDOR DAS NASCENTES, BEM COMO CERCADO PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO DE ANIMAIS EM CONTATO COM A ÁGUA DA MESMA. E ACIMA DE TUDO, TERMOS UMA ÁGUA DE BOA QUALIDADE, ASSIM EVITANDO DOENÇAS E EPIDEMIAS NA QUAL RESULTARIA UMA QUALIDADE DE VIDA SAUDÁVEL AOS NOSSOS MUNÍCIPES.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ESTUDE A VIABILIDADE DE QUE OS AGRICULTORES PROPRIETÁRIOS DE PROPRIEDADES ONDE SE ENCONTRAM AS NASCENTES NO QUAL O MUNICÍPIO TEM SUAS ESTAÇÕES DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA DISTRIBUIÇÃO NAS REDES JÁ EXISTENTES, QUE SEJAM BENEFICIADOS COM RETORNO DE 10% DO QUE É ARRECADADO COM AS TAXAS COBRADAS. CADA CAPTAÇÃO SE ESTENDE ATÉ A REDE TAL, PARA OS MESMOS TEREM A OBRIGAÇÃO DE MANTER A PRESERVAÇÃO COM MATAS NATIVAS AO REDOR DAS NASCENTES, BEM COMO CERCADO PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO DE ANIMAIS EM CONTATO COM A ÁGUA DA MESMA. E ACIMA DE TUDO, TERMOS UMA ÁGUA DE BOA QUALIDADE, ASSIM EVITANDO DOENÇAS E EPIDEMIAS NA QUAL RESULTARIA UMA QUALIDADE DE VIDA SAUDÁVEL AOS NOSSOS MUNÍCIPES.
Aprovado
2 - Requerimento nº 7 de 2015
Autor: DEISE DA SILVA
SE A MERENDA ESCOLAR ESTÁ SENDO ADQUIRIDA DOS AGRICULTORES QUE FAZEM PARTE DA AGRICULTURA FAMILIAR? POIS, A LEI Nº 11.947, DE 16 DE JUNHO DE 2009, DETERMINA QUE NO MÍNIMO 30% DO VALOR REPASSADO A ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL PELO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE) PARA O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) DEVE SER UTILIZADO NA COMPRA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DIRETAMENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL OU DE SUAS ORGANIZAÇÕES.


Obs.: SE A MERENDA ESCOLAR ESTÁ SENDO ADQUIRIDA DOS AGRICULTORES QUE FAZEM PARTE DA AGRICULTURA FAMILIAR? POIS, A LEI Nº 11.947, DE 16 DE JUNHO DE 2009, DETERMINA QUE NO MÍNIMO 30% DO VALOR REPASSADO A ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL PELO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE) PARA O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) DEVE SER UTILIZADO NA COMPRA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DIRETAMENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL OU DE SUAS ORGANIZAÇÕES.
Aprovado
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 14 de 2015
Turno: Único
Autor: Executivo Municipal - Prefeito
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE PROFESSORE(A)S.


Obs.: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE PROFESSORE(A)S.
Aprovado

Obs.: A comissão de Educação, Saúde e Assistência e Legislação, Justiça e Redação Final emitiram parecer favorável de forma unânime.
4 - Projeto de Lei Ordinária nº 15 de 2015
Autor: Executivo Municipal - Prefeito
“AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR CONTRATO DE INCENTIVOS COM A EMPRESA M. D. MOLINARI CALÇADOS ME E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.


Obs.: “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR CONTRATO DE INCENTIVOS COM A EMPRESA M. D. MOLINARI CALÇADOS ME E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Aprovado

Obs.: Emenda modificativa ao Projeto de Lei n°15/2015, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar contrato de incentivos com empresa M.D. MOLINARI CALÇADOS ME e dá outras providências.” Art. 1° A letra “a” do inciso II, do art. 2° do Projeto de Lei n° 15/2015 passa a ter a seguinte redação: “a) a partir da contratação de no mínimo 35 (trinta e cinco) funcionários o Município subsidiará a importância equivalente a 35% (trinta e cinco por cento), do total consumido pela empresa.” Projeto aprovado por unanimidade, com emenda modificativa.
5 - Projeto de Resolução nº 4 de 2015
Autor: Mesa Diretora - Presidente, 1° Secretário e 2° Secretário
AUTORIZA A PARTICIPAÇÃO, DE VEREADOR DA CASA EM CURSO NO INLEGIS ( INSTITUTO DE APOIO AO PODER PÚBLICO), E A REALIZAÇÃO DE DESPESAS.


Obs.: AUTORIZA A PARTICIPAÇÃO, DE VEREADOR DA CASA EM CURSO NO INLEGIS ( INSTITUTO DE APOIO AO PODER PÚBLICO), E A REALIZAÇÃO DE DESPESAS.
Aprovado

Obs.: Unanimidade.
6 - Projeto de Resolução nº 5 de 2015
Autores:
AUTORIZA A PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO EM REUNIÕES DO DAER, UVERGS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO EM PORTO ALEGRE.


Obs.: AUTORIZA A PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO EM REUNIÕES DO DAER, UVERGS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO EM PORTO ALEGRE.
Aprovado

Obs.: Unanimidade.