Resumo (12ª Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 7ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 14/04/2014 - 19:00
Encerramento: 14/04/2014 - 21:00



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: MARCUS MACEDO / PMDB
1° Vice Presidente: ALMIRO KUNDE / PMDB
2° Vice Presidente: OSMAR DIAS / PMDB
1° Secretário: PAULINHO ALTERMANN / PMDB
2° Secretário: DEISE DA SILVA / PT



Lista de Presença na Sessão
ALMIRO KUNDE / PMDB
BRENO DE OLIVEIRA / PP
CARLA RUFF / PP
DEISE DA SILVA / PT
ELISEU CRUMENAUER / PP
MARCUS MACEDO / PMDB
OSMAR DIAS / PMDB
PAULINHO ALTERMANN / PMDB
TIAGO SCHUNEMANN / PDT






Expedientes
Correspondências Diversas Recebidas:

Leitura do OF. nº 036/2014 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves. Leitura dos Telegramas do Ministério da Saúde. Leitura do Ofício Comunicado nº CM021044/2014, do Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Correspondências do Poder Executivo Municipal:

Leitura do Ofício GP nº 068/2014. Leitura do Ofício GP nº 070/2014.

Explicações Pessoais:

Inscrita a vereadora Deise da Silva. Parabenizou a equipe dos Bombeiros Voluntários, pelo atendimento prestado ao engenheiro do município de Novo Cabrais que caiu de moto e estava bastante machucado e com várias fraturas. Disse que a saúde demorou a chegar ao local do acidente, e chegou apenas o motorista, sem enfermeira nem médico. Falou sobre as sessões no interior do Município, disse que se for realizada uma sessão na localidade da Boa Vista certamente o assunto abordado será a regularização dos terrenos daquela localidade. Finalizou parabenizando os colorados pela conquista do Campeonato Gaúcho.

Grande Expediente:

Inscrito o vereador Osmar Dias. Disse estar feliz em poder comemorar mais um aniversário do Município, como cidadão e representante do povo na função de vereador. Salientou que em seu primeiro mandato, o então Prefeito Paulo Roberto Machado, não pode realizar uma festa em comemoração ao aniversário do município devido às dificuldades financeiras, mas no ano seguinte realizou uma feira e obteve casa cheia. Disse acreditar que este ano aconteça uma grande festa, mas vê o município com dificuldades financeiras, e os valores que serão gastos são bastante expressivos, sendo assim como vereador fiscal dos deveres públicos, está bastante preocupado. Salientou que pedidos simples feito as secretarias de obras ou agricultura não foram atendidos, citou como exemplo um munícipe da Linha Campestre, o qual acompanhou até a secretaria de obras, e pediu ao Secretário uma máquina para solucionar o problema de acesso a propriedade desse munícipe. Disse que o secretário afirmou que mandaria uma máquina na mesma semana, mas passado alguns dias o mesmo munícipe voltou a procurá-lo, solicitando ao vereador novamente pedir a máquina ao Secretário, pois havia pedido e a resposta, do Secretário foi que a máquina estava estragada e não havia como consertar. Enfatizou que isso o chateia muito, pois se não há condições de consertar as máquinas, como recebem do executivo um Projeto de Lei, no valor de mais de cento e noventa (190) mil reais para realização de uma festa. Disse que solicitou ao Secretário de Obras um carregador e uma caçamba para retirar os entulhos de sua propriedade, e o Secretário foi taxativo, perguntando-lhe se o vereador já havia pedido ao Prefeito Municipal. Disse que o Secretário poderia ter lhe respondido, se havia possibilidade, de realizar o pedido do contribuinte Osmar Dias, e que pediu então ao Secretário para o mesmo entrar em contato com a secretaria de agricultura, para em acordo prestar o serviço. Enfatizou que a resposta do secretário Valdir Temp, foi à seguinte: Não costumo trabalhar sobre pressão, não vou fazer o trabalho que o senhor está pedindo, e se o senhor quiser vá pedir ao Prefeito. Indagou aos demais presentes se a atitude do secretário é justa, e se esse secretário está apto a atender as reivindicações dos munícipes, os quais contribuem e pagam os seus salários. Salientou que o secretário Guido Marotz, também negou pedidos anteriores alegando não haver máquinas, sendo que na localidade da Linha Contenda há uma máquina prestando serviços, e um carregador parado na Picada Knirch. Disse ouvir dos funcionários da própria secretaria que, ha funcionários e máquinas para serem utilizadas, mas os dois secretários preferem ignorar os agricultores. Salientou que o Prefeito precisa rever pessoas que não são administradoras e olhar com bons olhos para os contribuintes. Enfatizou que a atual administração disse que, consertaria o município, mas não é o que está acontecendo. Inscrito o vereador Breno de Oliveira. Iniciou reforçando que fez uma indicação para o executivo adquirir mais uma retro escavadeira para atender melhor as demandas do município. Ressaltou que algumas demandas precisam ser melhoradas, disse fazer muita falta para a Secretaria de Obras à retro escavadeira vendida, afirmou que as estradas vicinais precisam ser melhoradas, mas acredita que se o clima favorecer o executivo conseguirá recuperar as estradas, principalmente na parte alta. Ressaltou a necessidade de operários na Secretaria de Obras e servidores na Secretaria de Saúde. Tratou sobre a feira, disse que a lei autoriza o Executivo a investir na feira, mas parte do valor retorna aos cofres públicos. Disse que gradativamente o município esta equilibrando a situação financeira, mas os repasses aos municípios estão cada vez menores. Falou de sua participação representando a Câmara de Vereadores, na reunião do Projeto “A União Faz à Vida”. Falou sobre a reunião com o Prefeito e os Vereadores, onde sanaram algumas dúvidas sobre a feira. Disse concordar com a realização da feira, e com o vereador Osmar, quando o mesmo fala da necessidade em melhorar o atendimento aos munícipes, pode-se fazer a feira, mas tem muitas demandas a atender no município. Afirmou que a administração continua em busca de um terreno para a construção da creche, salientando o autovalor pedido pelos proprietários, bem acima do valor venal estabelecido pelo Código Tributário. Inscrito o vereador Marcus Macedo. Iniciou agradecendo ao vereador Almiro Kunde, que o substituiu em razão de estar visitando a Câmara do Município de Novo Cabrais. Parabenizou ao colega Paulinho, o Eliseu e a servidora Marta pelo aniversário. Falou sobre a colocação do vereador Breno na questão do terreno para a escola de educação infantil, salientando quando a administração passada não conseguiu a escola, algumas pessoas da atual administração juntamente com alguns vereadores, falaram que era incompetência da administração, afirmando que não foi.  Enfatizou ser uma escolha administrativa dos prefeitos, desapropriar ou não algum terreno. Disse que a educação do município está muito aquém do que se espera. Falou sobre o convite realizado aos vereadores de Novo Cabrais, para que participem da Marcha, como observadores, mas futuramente integrá-los, para aproximar os municípios de Cerro Branco, Cabrais, Paraíso e Agudo. Disse ter ficado feliz com a reunião junto ao prefeito, sabe que o investimento para a realização da feira é alto, mas que as discussões sobre os valores são iguais em todos os municípios, a exemplo da festa de Novo Cabrais. Afirmou ter comunicado ao prefeito que, os vereadores vão solicitar a prestação de contas após a realização da feira, e espera contar com a presença dos vereadores, e neste ano a Câmara terá um estande ao lado do estande da prefeitura.

Leitura de Matérias:

Leitura do Projeto de Lei nº 17, de autoria do Poder  Executivo que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar contratação emergencial de servente”. Este com pedido de tramitação em regime de urgência especial. Colocado em discussão e em votação foi aprovado por unanimidade. Leitura do Projeto de Lei nº 18/2014, de autoria do Poder Executivo que “Autoriza a celebração de Termo de Convênio e Parceria a ser firmado pelo Poder Executivo Municipal com o Hospital Paraíso Associação Assistencial e Beneficente de Vila Paraíso  - Paraíso do Sul, visando manutenção da prestação de serviços de saúde no Hospital Paraíso”. Leitura do Projeto de Lei nº 19/2014, de autoria do Poder Executivo que, “Autoriza o Poder Executivo Municipal a custear despesas com comemorações do XXVI Aniversário do Município de Paraíso do Sul”. O vereador Breno de Oliveira solicitou que o mesmo tramitasse em regime de urgência especial. Colocado em discussão e em votação, foi reprovado por cinco (5) votos a quatro (4) e baixado para as comissões. Leitura da Indicação n° 027/2014, de autoria da vereadora Deise da Silva. Leitura das Indicações nº 28/2014 e 29/2014, de autoria do vereador Paulinho Altermann. Leitura do Pedido de Providências nº 10/2014, de autoria da vereadora Deise da Silva. Leitura do Pedido de Providências nº 11/2014 de autoria do vereador Paulinho Altermann. O senhor Presidente Almiro Kunde registrou a presença do vereador Marcus Macedo, solicitando que o mesmo assumisse os trabalhos.

Pequeno Expediente:

Não houveram inscritos.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 17 de 2014
Autores:
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE SERVENTE.


Obs.: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE SERVENTE.
Aprovado
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 18 de 2014
Autores:
AUTORIZA A CELEBRAÇÃO DE TERMO DE CONVÊNIO E PARCERIA A SER FIRMADO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL COM O HOSPITAL PARAÍSO ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL E BENEFICENTE DE VILA PARAÍSO - PARAÍSO DO SUL, VISANDO MANUTENÇÃO DA PRESTAÇÃO SERVIÇOS DE SAÚDE NO HOSPITAL PARAÍSO.


Obs.: AUTORIZA A CELEBRAÇÃO DE TERMO DE CONVÊNIO E PARCERIA A SER FIRMADO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL COM O HOSPITAL PARAÍSO ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL E BENEFICENTE DE VILA PARAÍSO - PARAÍSO DO SUL, VISANDO MANUTENÇÃO DA PRESTAÇÃO SERVIÇOS DE SAÚDE NO HOSPITAL PARAÍSO.
Matéria não votada
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 19 de 2014
Autores:
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CUSTEAR DESPESAS COM COMEMORAÇÕES DO XXVI ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO SUL.


Obs.: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CUSTEAR DESPESAS COM COMEMORAÇÕES DO XXVI ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO SUL.
Matéria não votada
4 - Indicação nº 27 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE PROMOVA COMPETIÇÕES DE JOGOS ESTUDANTIS NAS SEGUINTES MODALIDADES: FUTEBOL DE CAMPO, FUTSAL, VOLEIBOL, HANDEBOL E ATLETISMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM NOSSO MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE PROMOVA COMPETIÇÕES DE JOGOS ESTUDANTIS NAS SEGUINTES MODALIDADES: FUTEBOL DE CAMPO, FUTSAL, VOLEIBOL, HANDEBOL E ATLETISMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM NOSSO MUNICÍPIO.
Matéria não votada
5 - Indicação nº 28 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE DISPONIBILIZE UM MONITOR PARA CADA TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL, VISANDO MAIOR SEGURANÇA AOS ALUNOS DESTE MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE DISPONIBILIZE UM MONITOR PARA CADA TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL, VISANDO MAIOR SEGURANÇA AOS ALUNOS DESTE MUNICÍPIO.
Matéria não votada
6 - Indicação nº 29 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ELABORE O MAIS BREVE POSSÍVEL UM PROJETO DE LEI QUE CONCEDA ADICIONAL POR KM RODADO PARA OS MOTORISTAS EFETIVOS DESTE MUNICÍPIO. NO VALOR DE R$ 0,10 CENTAVOS POR KM RODADO PARA DESLOCAMENTOS FORA DO TERRITÓRIO MUNICIPAL E R$ 0,20 CENTAVOS POR KM RODADO PARA DESLOCAMENTO NO MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ELABORE O MAIS BREVE POSSÍVEL UM PROJETO DE LEI QUE CONCEDA ADICIONAL POR KM RODADO PARA OS MOTORISTAS EFETIVOS DESTE MUNICÍPIO. NO VALOR DE R$ 0,10 CENTAVOS POR KM RODADO PARA DESLOCAMENTOS FORA DO TERRITÓRIO MUNICIPAL E R$ 0,20 CENTAVOS POR KM RODADO PARA DESLOCAMENTO NO MUNICÍPIO.
Matéria não votada
7 - Pedido de providências nº 10 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE EFETUE A COLOCAÇÃO DE PLACAS INDICANDO AS LOCALIDADES, NO INTERIOR DE NOSSO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE NAS ESTRADAS ONDE HÁ ACESSO A OUTROS MUNICÍPIOS.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE EFETUE A COLOCAÇÃO DE PLACAS INDICANDO AS LOCALIDADES, NO INTERIOR DE NOSSO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE NAS ESTRADAS ONDE HÁ ACESSO A OUTROS MUNICÍPIOS.
Matéria não votada
8 - Pedido de providências nº 11 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE, QUE PROVIDENCIE O PATROLAMENTO E CASCALHAMENTO NA AVENIDA TIRADENTES, MAIS PRECISAMENTE EM FRENTE ÀS RESIDÊNCIAS DOS SENHORES JOÃO CLAUDIO MACHADO E RELASIO GASSEN E NA ESQUINA COM A RUA EDMUNDO ROHDE, NESTE MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE, QUE PROVIDENCIE O PATROLAMENTO E CASCALHAMENTO NA AVENIDA TIRADENTES, MAIS PRECISAMENTE EM FRENTE ÀS RESIDÊNCIAS DOS SENHORES JOÃO CLAUDIO MACHADO E RELASIO GASSEN E NA ESQUINA COM A RUA EDMUNDO ROHDE, NESTE MUNICÍPIO.
Matéria não votada



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - OSMAR DIAS

2 - BRENO DE OLIVEIRA

3 - MARCUS MACEDO




Lista de Presença na Ordem do Dia
ALMIRO KUNDE / PMDB
BRENO DE OLIVEIRA / PP
CARLA RUFF / PP
DEISE DA SILVA / PT
ELISEU CRUMENAUER / PP
MARCUS MACEDO / PMDB
OSMAR DIAS / PMDB
PAULINHO ALTERMANN / PMDB
TIAGO SCHUNEMANN / PDT



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 16 de 2014
Autores:
CONCEDE DESCONTO E ESTABELECE NORMAS PARA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU, PARA O EXERCÍCIO DE 2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Obs.: CONCEDE DESCONTO E ESTABELECE NORMAS PARA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU, PARA O EXERCÍCIO DE 2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Aprovado
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 17 de 2014
Autores:
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE SERVENTE.


Obs.: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE SERVENTE.
Aprovado
3 - Indicação nº 21 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE SEJA PROVIDENCIADA A CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA REDE DE ÁGUA POTÁVEL NAS IMEDIAÇÕES DA PROPRIEDADE DO SENHOR LUCIANO BISCAGLIA ATÉ A PONTE DE PROPRIEDADE DE SILVANO DICKOW NA LOCALIDADE DE LINHA CAMPESTRE, NESTE MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE SEJA PROVIDENCIADA A CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA REDE DE ÁGUA POTÁVEL NAS IMEDIAÇÕES DA PROPRIEDADE DO SENHOR LUCIANO BISCAGLIA ATÉ A PONTE DE PROPRIEDADE DE SILVANO DICKOW NA LOCALIDADE DE LINHA CAMPESTRE, NESTE MUNICÍPIO.
Aprovado
4 - Indicação nº 22 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE PROVIDENCIE A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE ÁGUA POTÁVEL NAS PROXIMIDADES DA PROPRIEDADE DO SENHOR ALDO BEHLING ATÉ A RESIDÊNCIA DE AIRTON ZEIBERT NA LINHA PARAGUASSÚ, NESTE MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE QUE PROVIDENCIE A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE ÁGUA POTÁVEL NAS PROXIMIDADES DA PROPRIEDADE DO SENHOR ALDO BEHLING ATÉ A RESIDÊNCIA DE AIRTON ZEIBERT NA LINHA PARAGUASSÚ, NESTE MUNICÍPIO.
Aprovado
5 - Indicação nº 23 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE QUE A SECRETARIA COMPETENTE PROVIDENCIE AMPLIAÇÃO DA REDE DE ÁGUA DA LOCALIDADE MANGUEIRINHA DESDE A RESIDÊNCIA DO SR. CLARINDO MÜLLER ATÉ A RESIDÊNCIA DA SR. SILVÉRIO SCHAURICH NO INTERIOR DESTE MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DETERMINE QUE A SECRETARIA COMPETENTE PROVIDENCIE AMPLIAÇÃO DA REDE DE ÁGUA DA LOCALIDADE MANGUEIRINHA DESDE A RESIDÊNCIA DO SR. CLARINDO MÜLLER ATÉ A RESIDÊNCIA DA SR. SILVÉRIO SCHAURICH NO INTERIOR DESTE MUNICÍPIO.
Aprovado
6 - Indicação nº 24 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, REALIZE AS AÇÕES NECESSÁRIAS À IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO SUL.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, REALIZE AS AÇÕES NECESSÁRIAS À IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO SUL.
Aprovado
7 - Indicação nº 25 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE, E DISPONIBILIZE UM TELEFONE DE LINHA OU CELULAR PARA DIREÇÃO DE CADA EDUCANDÁRIO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DETERMINE A SECRETARIA COMPETENTE, E DISPONIBILIZE UM TELEFONE DE LINHA OU CELULAR PARA DIREÇÃO DE CADA EDUCANDÁRIO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
Aprovado
8 - Indicação nº 26 de 2014
Autores:
QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL PROVIDENCIE O CADASTRAMENTO NO PROGRAMA CAMINHO MELHOR DO GOVERNO FEDERAL PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS, NA SEDE DE NOSSO MUNICÍPIO.


Obs.: QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL PROVIDENCIE O CADASTRAMENTO NO PROGRAMA CAMINHO MELHOR DO GOVERNO FEDERAL PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS, NA SEDE DE NOSSO MUNICÍPIO.
Aprovado



Oradores das Explicações Pessoais
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - DEISE DA SILVA / PT